Arquitetura e Complexidade: a geometria fractal como sistema generativo.

Um sistema generativo de formas consiste em um método sistemático para a obtenção de soluções para um dado problema. Shape grammars, cellular automata, algoritmos genéticos e fractais são alguns exemplos de sistemas generativos que permitem a criação de composições que podem ser aplicadas em arquitetura e urbanismo. Ao longo da história os arquitetos demonstraram interesse por formas complexas e utilizaram diferentes métodos para obtê-las. Com o advento da computação alguns sistemas generativos tradicionais foram implementados em computador ampliando as possibilidades de obtenção de formas complexas. Paralelamente, o surgimento dos meios de produção pós-industriais no final do século XX tornou possível a produção dessas formas com relativa facilidade e economia. Além disso, a renovação do ornamento na arquitetura contemporânea tem despertado o interesse para composições complexas. Dentre os sistemas generativos que têm sido utilizados por arquitetos contemporâneos, os fractais são particularmente interessantes porque permitem a geração de formas complexas a partir de regras simples em um processo inteligível no qual o controle por parte do projetista é mantido. Contudo, para que um arquiteto se aproprie efetivamente deste método, se faz necessária a introdução de uma série de conhecimentos e habilidades, bem como de um arcabouço teórico. Esta tese investiga o projeto de arquitetura utilizando geometria fractal e propõe um método de aproximação desses conteúdos com o apoio de teorias e ferramentas contemporâneas, como os sistemas generativos de projeto, a modelagem paramétrica, os ambientes de programação de CAD e a fabricação digital.

Grants: CAPES PhD research schoolarship, CNPq Science without Borders (203267/2014-1) and FAPESP PhD research schoolarship (2014/13572-5). Advisor: Gabriela Celani.

Bolsas: CAPES Bolsa de Doutorado, CNPq Ciências sem Fronteiras (203267/2014-1) e FAPESP Bolsa de Doutorado (2014/13572-5). Orientadora: Gabriela Celani.

Contact Information/Contatos:

Email

Lattes

Linkedin

ResearchGate

Academia