Cortadora a Laser do Laboratório de Modelos e Maquetes (LMM)
Atualizado em 24/10/2016

Dados técnicos

Usos permitidos e prioridade

Agendamento

Roteiro para uso da cortadora a laser

Cancelamento

Pagamento

 

Dados técnicos

  • Modelo: ULS X-660-60, 40W 
  • Área de corte: 800x450mm (32”x18”)
  • Materiais que podem ser cortados: papel, papelão;
  • Programas que podem ser utilizados para o corte: AutoCAD;
  • Caso seu desenho tenha sido feito em outro software de CAD, traga-o em formato DXF

Por motivos de segurança não se permite o corte de materiais  que exalam gases tóxicos, como MDF e acrílico. 

Usos permitidos e prioridade

A cortadora a laser ULS do LAPAC é usada exclusivamente para atividades acadêmicas e de pesquisa, na seguinte ordem de prioridade:

1. Alunos de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, exclusivamente para a produção de maquetes para disciplinas do curso.

2. Alunos de graduação de Engenharia Civil da FEC exclusivamente para a produção de maquetes para disciplinas do curso.

3. Pesquisadores de graduação e pós-graduação da FEC.

4. Alunos e pesquisadores de outras unidades da Unicamp, com apresentação do projeto de pesquisa ou outro, e solicitação do orientador por e-mail.

Não se permite o uso deste equipamento para outras atividades.

Agendamento

Os horários devem ser marcados pelo sistema Doodle (o agendamento não pode ser feito por telefone ou email).

Cada aluno poderá reservar no máximo uma hora por dia. Demais horários no mesmo dia só podem ser utilizados se houver disponibilidade na hora do uso, mediante a pagamento desses horários adicionais.

 Roteiro para uso da cortadora a laser 

  • Devido às condições atuais da cortadora a laser, recomenda-se utilizar papelão ou materiais com espessuras mais finas, pois a máquina enfrenta dificuldades em cortar 100% panamás e paranás muito grossos, ficando de responsabilidade do usuário finalizar com o uso de estilete;
  • Em caso de dúvidas ligar para (19) 3521-2909 (2a a 6a das 13:30 às 17:00) ou enviar email para (lmm.unicamp@gmail.com).
  • Atualização 24/10/2016: Devido as condições précarias da máquina atualmente, o aluno ficará isento de pagar a taxa para a utilização da cortadora a laser, estando ciente da situação em que a máquina se encontra descrita no item acima.
  • Trazer o material a ser cortado já no formato da cortadora a laser (800x450mm), assim como o arquivo CAD já nas dimensões da prancha a ser cortada (800x450mm).
  • Trazer material de segurança pessoal (máscara, protetores auriculares e óculos de proteção) e de pós-processamento (cola, fita crepe, durex, etc.)
  • Entregar o comprovante de depósito ao monitor do LAPAC (não serão realizados atendimentos sem a apresentação do recibo).
  • Realizar o processo de corte seguindo as instruções do monitor. Ficar no local enquanto o corte estiver sendo realizado.

Cancelamento

Caso não seja possível comparecer no horário marcado, o cancelamento do agendamento deverá ser comunicado com no mínimo 48 horas de antecedência, para o email do LMM (lmm.unicamp@gmail.com). O não comparecimento em um horário marcado acarretará a suspensão por 7 dias. 

Pagamento

É cobrada uma taxa de uso, segundo a tabela abaixo (valores atualizados em 1° de abril de 2015):

Alunos da FEC: R$10,00/hora
Alunos de outras unidades da UNICAMP: R$20,00/hora

Fazer depósito do valor correspondente ao horário marcado na conta da UNICAMP no caixa da agência (não serão mais aceitos comprovantes de depósito pela Internet nem no caixa eletrônico) 

Banco SANTANDER
Agência 0207, Conta 43.010001-6

Depósito suspendido devido às condições da máquina. Esse requisito poderá voltar a ser obrigatório novamente mediante a melhoria do equipamento.